Musculação

A musculação ou treinamento com pesos diminui o percentual de gordura, deixando o corpo bonito e harmonioso, treina o coração para esforços mais intensos, aumenta a força, melhora os aspectos cognitivos, aumenta a resistência do sistema imunológico, melhora a postura, a flexibilidade e auto-estima. Os resultados obtidos com a musculação não dependem somente da maneira, tipo, ordem, freqüência e intensidade dos exercícios, outros fatores como flexibilidade, tipo de alimentação, hereditariedade e condicionamento cardiorespiratório prévio são importantes.

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Acelera o metabolismo

Diversos estudos mostram que fazer musculação regular no mínimo diminui a queda do metabolismo durante o envelhecimento. Assim, a Musculação mantei o organismo acelerado e diminui o risco de sobrepeso.

A melhora no metabolismo está diretamente ligada à queima de gorduras que, por consequência, ajuda a emagrecer de forma saudável, perdendo peso e fortalecendo a musculatura.

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Melhora a postura

Quem passa horas sentado durante o trabalho ou no carro, curvado sobre computadores e volantes, pode acabar com uma postura incorreta. E é aí que entra outro benefício da musculação.

Uma boa postura está relacionada ao alinhamento simétrico e proporcional do corpo. Com alongamentos feitos durante a atividade física, você desenvolve os músculos e trabalha articulações que atuam no controle da postura. Assim, com o tempo, a coluna se torna mais flexível e alinhada.

Além disso, existem diversos exercícios para fortalecer a musculatura das costas e lombar e que contribuem para uma postura correta.

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Protege os ossos

Auxilia na prevenção de osteoporose: a pessoa que pratica musculação tem menos chance de desenvolver uma doença chamada de osteoporose, pois ela auxilia no fortalecimento dos ossos do corpo humano.

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Diminui as chances de problemas cardiovasculares

Ao contrário do que muita gente pensa, exercícios aeróbicos não são os únicos responsáveis pela melhora da condição cardiovascular.

Muitos exercícios feitos durante a musculação estimulam várias partes do corpo ao mesmo tempo, o que faz com que o coração precise trabalhar mais para fazer o sangue circular por todo o corpo.

Além de controlar a pressão do sangue e combater o colesterol ruim, aumenta o fluxo de sangue no corpo, pois melhora a contração dos vasos sanguíneos, o que ajuda a evitar doenças cardiovasculares.

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Diminui as chances de uma diabete

A prática de exercícios físicos é uma grande aliada à prevenção de doenças como a diabete. A musculação é uma das práticas benéficas, que pode ajudar a evitar o aparecimento da doença e para quem já tem diabete, pode auxiliar no tratamento e equilíbrio da taxa de glicemia sanguínea.

Com mais capacidade cardiovascular, a respiração também é potencializada. O que isso significa? Que os tecidos do corpo serão oxigenados de forma mais eficiente e que este é mais um dos benefícios da musculação!

Além disso, como a musculação promove a queima de gorduras que entopem artérias e geram o excesso de peso. Ou seja, é uma atividade física que melhora a saúde do corpo como um todo e traz resultados que podem ser facilmente vistos em quem pratica.

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Promove a sensação de bem-estar

Atividades físicas são responsáveis por liberar no sangue os famosos hormônios do prazer, como a endorfina. Em um mundo com pessoas cada vez mais ansiosas e depressivas, a prática de exercícios físicos pode ser uma ótima aliada no combate a essas doenças.

A musculação pode ajudar nesses casos, porque melhora a estabilidade emocional e o humor, gera uma interação social necessária para combater a sensação de solidão, uma vez que é preciso se deslocar para ir até a academia, reduz a insônia, a tensão e os níveis de estresse.

Ela ajuda a reduzir desequilíbrios químicos no cérebro e é uma ótima desculpa para sair de casa e fazer alguma atividade voltada 100% para você mesmo. Além de ser uma atividade física com ganhos físicos visíveis, a musculação é uma excelente aliada para a saúde mental e emocional de quem pratica.

Viu como a musculação é uma atividade física extremamente positiva mesmo para quem não tem interesse em se tornar um fisiculturista? Ao contrário do que muitos pensam, levantar peso é benéfico para pessoas de diversas idades e atende a vários objetivos, basta encontrar os exercícios certos para você!